Histórias de Vulto
Mitra

Esta mitra integra o valioso espólio de D. José Vieira Alvernaz, constituído por objetos e documentação de natureza religiosa e pessoal, doado ao Museu de Angra do Heroísmo, em 1990, pelo irmão, Monsenhor Manuel Vieira Alvernaz.
D. José Vieira Alvernaz (1898/1986) foi um prelado natural do Pico, que desempenhou os cargos de Bispo de Cochim, Arcebispo Titular de Cranganor, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Goa e Damão e Patriarca das Índias Orientais. É considerado uma das figuras mais marcantes da presença portuguesa na Índia durante o século XX. Assumiu uma importante intervenção moderadora no processo de anexação dos territórios de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, agindo por vezes contra o poder dominante e notabilizando-se pela sua caridade proverbial e contato direto com as populações.
A mitra é uma cobertura de cabeça formada por duas peças rígidas, de forma ovaloide, triangular ou pentagonal, ligadas entre si com tecido. Da parte posterior, pendem duas tiras estreitas, os pendentes. Executada em tecidos ricos, profundamente ornamentada, faz parte das insígnias episcopais usadas em cerimónias por bispos, arcebispos, determinados abades e papas.
Este exemplar é executado em cartão forrado a damasco de seda, cetim lavrado a fio prateado, “sutage” de fio dourado e pedras de vidro de diversas cores. Está bordada em ambas as faces com motivos vegetalistas. Na frente, tem dois círculos: um deles com o escudo de armas do patriarca e o outro com um pelicano, que representa o sacrifício de dar a vida por amor e a caridade. A parte de trás, ostenta outros dois círculos: um com as Inicias ISH associado ao nome de Jesus e o segundo com um M de Maria.
A peça integra a Unidade de Gestão de Têxteis do MAH, tendo em 2011 estado patente na exposição “D. José Alvernaz | Patriarca das Índias Orientais”, cujo catálogo se encontra 'on-line' no sítio do Museu de Angra do Heroísmo, podendo ser acedido através do seguinte link: https://museu-angra.azores.gov.pt/.../Jose-Vieira...

Texto | Cátia Sousa