Histórias de Viagens
Pote

Os potes ou mangas de farmácia, como este, serviam para guardar preparados medicinais ou os ingredientes utilizados para elaborar os mesmos. O “M”, que possui em posição central, inserido numa cartela de motivos vegetalísticos encimada por uma estrela e por uma coroa, indica que era pertença da Misericórdia de Angra, que, em 1566, se juntaria à Irmandade de Santo Espírito, responsável pela fundação do Hospital do mesmo nome, a 15 de março de 1492. O mesmo funcionou junto do cais da cidade, conjuntamente com a igreja à qual se ligava por uma ponte, de forma a tratar corporal e espiritualmente não só os pobres e desvalidos, mas também para cuidar dos que chegavam enfermos e enfraquecidos das viagens marítimas.
Com os Descobrimentos, aumentou a circulação de novas plantas e também de produtos de origem animal e mineral, provenientes de locais como a Índia, Ceilão (atual Sri Lanka), China, África e Brasil, que, pelas suas propriedades, foram explorados enquanto agentes terapêuticos para as mais diversas patologias. É o caso do chá, do café, do tabaco, da mandioca, do ananás, da coca, da ipecuanha, do aloés, da curcuma e do caju, já para não falar de especiarias como a pimenta, a noz moscada e a canela que podiam ser usados “per si” ou integrarem compostos medicinais.
Para a divulgação destas “drogas”, foi fundamental o contributo de portugueses que deixaram registos das suas investigações ao nível da botânica e farmacologia, com destaque para Tomás Pires, o primeiro embaixador português na corte chinesa e autor de "Suma Oriental" (1515) e para Garcia da Horta, que se estabeleceu como médico em Goa e é autor da a obra "Colóquio dos Simples e Drogas he cousas Medicinais da Índia" (1563). Por seu turno, o conhecimento da aplicação terapêutica da flora africana e brasileira fica a dever-se a missionários, colonos, militares e viajantes, mas a sua inclusão na literatura médico-farmacêutica só se verificou no século XVIII.
A medicina da época dos Descobrimentos, assente na Teoria Humoral Galénica, ofereciageralmente grande resistência às novidades provenientes da Ásia e do Brasil, valorizando a sangria e as purgas no tratamento das mais diversas doenças e evitando o recurso aos medicamentos e drogas.