Histórias de Fé
Divino Espírito Santo

Este quadro com a figuração de uma coroa do Espírito Santo é simultaneamente testemunho de uma época em que as lições de labores faziam parte da educação feminina e de uma técnica caída em desuso de reaproveitamento de papéis de prata de chocolate.
Foi elaborado por Rosa Maria Bettencourt, natural da ilha de São Jorge, que, aos oito anos de idade, acompanhou os pais na vinda para a Ilha Terceira, onde fez a 4ª classe. A menina cedo começou a ajudar a mãe a tecer e os seus dotes manuais e determinação levaram a que passasse a frequentar as lições de D. Guilhermina Gaspar, na Rua de Santo Espírito, onde, além de costura e bordado, se aprendiam também outras “prendas” como chapelaria e pintura. Foi no contexto destas aulas que, com dezassete anos, no momento em que começou a namorar, invocou através desta peça a proteção do Divino para a relação que iniciava.
Doado por sua filha Rosa Maria Bettencourt Costa, em fevereiro de 2021, esta pintura sobre vidro integra a Unidade de Gestão de Artes Decorativas e Ornamentais do Museu de Angra do Heroísmo.

Texto: Ana Lúcia Almeida