Histórias de Fé
Senhor Santo Cristo dos Milagres

Francisco Vieira Toste, mais conhecido como Chico Bogango, ou como ele preferia ser chamado Mogango, era natural de S. Sebastião (1 de fevereiro de 1891/ 10 de outubro de 1974).
Hábil carpinteiro e marceneiro, distinguiu-se essencialmente como pintor, tendo criado inúmeras telas, estandartes e bandeiras, na sua maioria de inspiração religiosa, realizado pinturas parietais em impérios e casas particulares e decorado andores, altares e impérios.
J.H. Santos Barros, na obra “Lavrador das Ilhas I” (1981), considera-o um “extraordinário manipulador dos objectos e figuras que estão na base das festividades populares da ilha (Espírito Santo, touradas): os adornos das bandeiras, dos mastros, dos altares e coroas.”, cujos “painéis, ora com figuras religiosas (S. Sebastião, Santo Cristo), ora contando uma tourada à corda espantavam pela espontaneidade, alegria das cores e pureza de concepção.”
Esta representação Senhor Santo Cristo foi doada ao Museu de Angra do Heroísmo por Maria de Fátima Lourenço, a 19 de abril de 2019, integrando atualmente a Unidade de Gestão de Belas-Artes desta instituição.