Comunicar em Tempos de Guerra
Héliografo m/938 modelo português

Conceptualmente, um heliógrafo ou telégrafo ótico utiliza o reflexo de raios solares num espelho para comunicar entre dois pontos em linha de vista, através de um código, geralmente o Morse.
Este modelo foi desenvolvido em Portugal e produzido a partir de 1938, primeiro, nas Oficinas Gerais de Material de Engenharia e, depois, na Fábrica Militar de Braço de Prata. É portátil e pode comunicar até vários quilómetros de distância, dependendo da visibilidade e intensidade da luz solar. Através de um sistema de persianas metálicas, acionadas manualmente, é possível expor ou velar o reflexo da luz solar e assim comunicar por código Morse.
Em Portugal, os heliógrafos são usados nas comunicações militares desde o século XIX. Em 1899, existia uma rede nacional de comunicações através de heliógrafos fixos (que podia ser complementada por heliógrafos portáteis), que cobria até 2/3 do território de Portugal continental. O aparelho em destaque integra a Unidade de Gestão de Militaria do Museu de Angra do Heroísmo.