2013/2012
2011/2010
2009/2008

Jogo do Assalto

A presente versão do Jogo do Assalto foi desenhada em 1829 pela pena de João Francisco de Oliveira Bastos em circunstâncias que vamos descobrir.

Nascido em Lisboa em 1806, João Francisco de Oliveira Bastos chega à ilha Terceira com 20 anos e vai trabalhar como escriturário para a casa do Morgado Teotónio de Ornelas, futuro Conde da Praia da Vitória.

Oliveira Bastos, acreditando nos ideais do Liberalismo, parte da Terceira para a Inglaterra, no ano de 1828. No regresso dessa viagem, em 1829, é feito prisioneiro “ em frente da Villa da Praia” da ilha Terceira, pelos miguelistas, e segue preso para Lisboa.

Este aventureiro liberal é encarcerado na Torre de São Julião da Barra, Prisão do Revelim, e em Outubro de 1829 assina o Jogo do Assalto que agora tens nas tuas mãos, e que lhe terá ocupado algumas das suas horas enquanto esteve preso.

Oliveira Bastos é libertado em 1833, quando as tropas liberais entram em Lisboa, e regressa à ilha Terceira, alistando-se no Batalhão de Voluntários. Em 1871 casa com uma das filhas de Teotónio de Ornelas e torna-se bibliotecário da Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo até 1889. Morre em Angra do Heroísmo em 1892 deixando, para futuros jogadores e curiosos, a sua versão do Jogo do Assalto, cujo original pertence hoje ao espólio do Museu de Angra do Heroísmo e de que este exemplar é uma cópia.

Regras do jogo

Neste jogo participam duas pessoas. Um jogador defende a fortaleza e o outro ocupa o campo de ataque.
O jogador que defende posiciona os 2 guardas em qualquer um dos nove pontos dentro da fortaleza, devendo protegê-la. O atacante distribui os seus 24 soldados pelo tabuleiro, devendo avançar no tabuleiro e conquistar a fortaleza. As jogadas são feitas alternadamente e iniciam-se com o movimento dos soldados.

Objectivo do jogo:
Se jogares pelos soldados, terás de ocupar os nove pontos da fortaleza e bloquear os guardas de forma que estes não se possam mover.
Se jogares pelos guardas, terás de capturar pelo menos 16 soldados para que estes não possam tomar a fortaleza.

Como jogar:
Soldados: avançam para a fortaleza, uma casa de cada vez, seguindo em frente ou na diagonal. Não podem deslocar-se para a direita ou para a esquerda.

Guardas: podem deslocar-se livremente dentro e fora da fortaleza. Avançando e recuando, devem prender, para fora do jogo, os soldados atacantes que se encontrem na sua frente com um círculo livre a seguir, que será ocupado pelo guarda. Os guardas podem fazer prisões seguidas, em ziguezague ou em ângulo, desde que existam soldados nestas condições.
Se um guarda não prende um soldado quando o pode fazer, o soldado tem o direito de eliminar o guarda do jogo.

Proibições:
1. Os soldados atacantes não podem recuar, a não ser que já estejam posicionados dentro da fortaleza.
2. Os soldados não podem capturar os guardas, a não ser que um guarda não tenha capturado um dos soldados quando podia e devia.

Como ganhar!
Cada jogo é composto por duas partidas. Depois da primeira partida, os jogadores trocam de posições para que nenhum esteja em vantagem numérica. Quem tiver somado menos baixas ao longo das duas partidas é o vencedor. Se entre os nove ocupantes da fortaleza se encontrar um guarda, o jogo considera-se empatado.