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Ateliês
Nesta atividade, são abordadas algumas das componentes teóricas e práticas desta disciplina científica e realizadas algumas tarefas, como a construção de moldes de réplicas de fósseis e a simulação de uma escavação, no sentido de levar as crianças a experienciar, de forma prática e divertida, esses mesmos métodos.
Público-alvo: 1.º ciclo

A 24 de Novembro celebra-se o dia Nacional da Cultura Científica, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo pseudónimo de António de Gedeão, autor de poemas como a «Pedra Filosofal» e o «Poema para Galileo».

Assim, de 21 a 27 do presente mês, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país abrem as suas portas ao público, realizando diversas actividades que visam a promoção da cultura científica e do ensino da ciência, num programa conjunto de celebrações que integram a Semana da Ciência e da Tecnologia.

O Museu de Angra do Heroísmo associou-se a esta iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, realizando a actividade «Há fósseis de dinossáurios no meu quintal? Paleontologia para crianças». Na mesma, são abordadas algumas das componentes teóricas e práticas desta disciplina científica e realizadas algumas tarefas, como a construção de moldes de réplicas de fósseis e a simulação de uma escavação, no sentido de levar as crianças a experienciar, de forma prática e divertida, esses mesmos métodos.

Esta actividade passará a integrar a partir de agora as ofertas pedagógicas disponibilizadas pelo Serviço Educativo do Museu de Angra, podendo os professores e educadores interessados inscrever-se através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt.

1. Contextualização teórica:

  • Origem da terra
  • Aparecimento das primeiras formas de vida
    - evolução
  • Os dinossáurios
    - características
    - diversidade
    - extinção
  • Paleontologia
    - objecto de estudo
    - definição de fóssil
    - tipos de fóssil
    - importância
 

2. Simulação de escavação

  • limpeza das várias camadas
  • recolha e localização dos achados
  • limpeza e identificação
 
 

3. Construção do molde de uma pegada

  • preparação do molde e da massa
  • estudo do molde de forma a traçar um perfil básico do dinossáurio
 
 
 
   
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