Caracterização Exposições Museu Aberto Informações
Reserva visitável de Espécies em Pedra do MAH Exposições permanentes

As rochas são agregados naturais constituídos por um ou mais minerais, sendo o material rochoso o mais abundante no planeta Terra.

Atendendo à sua génese, os cientistas classificam as rochas em: Ígneas ou Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.

Os Açores são, pela origem, território de rochas ígneas ou magmáticas, de natureza vulcânica, apresentando, algumas, vários milhões de anos (Ma) e outras escassas centenas, pois já pertencem ao tempo histórico ou de ocupação humana.

Transfiguradas em objectos culturais, estes materiais transformam-se em testemunhos de cultura, espelho de vivências, costumes e necessidades.

A “Reserva de Espécies em Pedra do Museu de Angra do Heroísmo” reúne materiais variados desde elementos de epigrafia, como lápides e pedras tumulares; de heráldica, englobando pedras de armas de vários tipos e origens; de arquitectura, como vergas ou padieiras, ombreiras, cunhais, cimalhas, capiteis, fustes, bases, arcos, merlões; escultóricos, decorativos e ornamentais; e elementos de produção como filtros de água.

Salientem-se, apenas como exemplo, uma lápide do Século XV, provavelmente a mais antiga das ilhas, elementos góticos do primitivo mosteiro de S. Francisco que recebeu em sepultura Paulo da Gama e João Vaz Corte Real, e uma interessante lápide tumular romântica de 1824, em plena “época da laranja”.

 

Data de início: 21 de Junho
Local: Nartex da Igreja de N.ª S.ª da Guia
2007 © Museu de Angra do Heroísmo. Todos os direitos reservados. Última actualização a 2016-05-23