Caracterização Exposições Museu Aberto Informações
Exposições 2014

2017 |2016 | 2015 |2014 |2013 |2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006
e-maestro | A ver a Banda Passar
Sala do Capítulo, de 8 de nov de 2014 a fev de 2015
e-maestro e A ver a banda a passar… são as duas propostas que o Museu de Angra do Heroísmo apresenta, em simultâneo, na Sala do Capítulo, em homenagem aos homens e mulheres, de todas as idades, que se dedicam nos seus tempos livres ao prazer da música, integrando as muitas filarmónicas que há nos Açores.
Em e-maestro, exposição interativa, da autoria de Rui Avelans Coelho, sugere-se que o público-utilizador interaja com o vídeo de uma orquestra de dimensão real, escolhendo e misturando os vários instrumentos em reprodução.
Em A ver a banda a passar… apresentam-se alguns instrumentos e partituras do acervo do MAH provenientes de bandas militares e, particularmente, da Banda Regimental de Angra, de modo a dar a conhecer a importância dos vários instrumentos na sonoridade global de uma banda sinfónica, assim como possibilitar a interiorização das suas várias sonoridades e a forma como se complementam na composição geral da peça executada
   
António Dacosta (1914-1990)| Um Pintor do Século XX
Sala Dacosta, 1 de nov de 2014 a 31 de jan de 2015
António Dacosta regressa a casa nesta exposição que reúne pintura e documentação vária que, no dizer de Luiz Fagundes Duarte, permitem perceber as circunstâncias em que se fez poeta e, sobretudo, pintor, “o único de dimensão internacional que viveu e entendeu a identidade açoriana, a qual abundantemente interpretou e reproduziu, a partir de um ponto de perspetivação que não se confunde com o imediatismo das emoções pitorescas.”
   
Oásis by Nuno Sá | Wildlife Photography no Fórum Terceira
Adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia, até 16 de nov
Composta por fotografias subaquáticas em grande formato, esta mostra logra apresentar simultaneamente, em Angra do Heroísmo e na Praia da Vitória, a obra do mais premiado dos fotógrafos de natureza portugueses, especializado em vida selvagem marinha, cujas imagens têm tido um papel decisivo na promoção das ilhas dos Açores em revistas, exposições e feiras de turismo, a nível nacional e internacional.
A extensão da exposição Oásis by Nuno Sá | Wildlife Photography ao Fórum Terceira dá seguimento a uma parceria existente entre o Museu de Angra do Heroísmo e o Grupo Susiarte.
   
Oásis by Nuno Sá | Wildlife Photography
19 de jun a out, Sala do Capítulo e adro da Igreja de Nossa Senhora da Guia
Oásis é fruto de incontáveis horas nos mares dos Açores. Fotografias subaquáticas, em grande formato, parte das quais a serem expostas no exterior, em suportes iluminados, tornam esta exposição numa espantosa experiência de descoberta de inúmeros segredos e maravilhas que o mar, por escassos momentos, deixou vislumbrar e que Nuno Sá deslumbrantemente captou. Cachalotes imponentes, hidrodinâmicos tubarões, graciosas tartarugas, afáveis meros, voluptuosas jamantas, golfinhos curvilíneos e uma miríade de outras espécies marinhas, belas e fantasticamente coloridas, esperam pela sua visita para o encantar e surpreender.
   
Pedra-Ilha | Escultura de Baltazar Pinheiro
19 de jun a out, Sala Dacosta
Harmoniosas, depuradas, abstratas e ainda assim acolhedoramente familiares, as peças escultóricas de Baltazar Pinheiro, muitas das quais incorporam materiais vulcânicos, procuram uma comunhão com o material, de modo a conhecer a natureza e a assimilar a sua energia tida como a alfa e ómega da obra de arte.
   
Álvaro Cunhal | Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro
28 de mar a jun, Sala Dacosta
Fotografias, audiovisuais, documentos, objetos, livros, desenhos e pinturas, ilustram nesta exposição o percurso de Álvaro Cunhal, uma vida dedicada à luta pela liberdade e pela democracia, ao serviço do seu partido.
   
Livros | Instalação de Ricardo Lalanda
Igreja de Nossa Senhora da Guia, 1 de fevereiro a 30 de março
O Museu de Angra do Heroísmo apresenta, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao Edifício de São Francisco, a partir 1 de fevereiro, a instalação Livros composta por quarenta peças escultóricas da autoria de Ricardo Lalanda, exibidas em treze escaparates próprios, também concebidos pelo escultor.
   
Sonhos | fotografia de Rodrigo Sá da Bandeira
Sala Dacosta, 18 janeiro a março
Rodrigo Sá da Bandeira, fotógrafo lisboeta, residente na ilha do Faial, apresenta nesta exposição, realizada no âmbito da edição do livro com o mesmo nome, paisagens das ilhas do Faial e Pico com uma forte componente onírica e que serviram de inspiração para a criação de textos literários de autores açorianos.
   
A Festa do JAZZ: 15 anos de Angrajazz, fotografia de Jorge Monjardino
Sala Dacosta, 4 de out a 12 jan
O ANGRAJAZZ volta ao Museu através desta exposição do fotógrafo terceirense Jorge Monjardino, que apresenta uma seleção de fotografias dos muitos músicos que têm tocado ao longo das várias edições deste festival. São fragmentos que fazem parte da história do Angrajazz, que nos impressionam pela sua beleza, emotividade e qualidade artística.
   
2007 © Museu de Angra do Heroísmo. Todos os direitos reservados. Última actualização a 2015-02-22