Caracterização Exposições Museu Aberto Informações
Exposições 2012

2017 |2016 | 2015 |2014 |2013 |2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006
Francisco de Lacerda: os legados do maestro
Sala do Capítulo, 15 de junho a novembro
A apresentação pública, na Sala do Capítulo, do espólio de Francisco Lacerda (1869/1934), um dos mais notáveis e reconhecidos maestros e compositores portugueses de todos os tempos, constitui o principal mote desta exposição, realizada no âmbito de um projeto mais vasto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, de salvaguarda e divulgação deste acervo documental. Obras originais do compositor, instrumentos musicais, correspondência com figuras ilustres, canções populares das mais diversas regiões do país dão a conhecer a personalidade singular e multifacetada do ilustre jorgense que foi também musicólogo, folclorista, conferencista, ilustrador e poeta. Esta exposição reveste-se, pois, de especial relevância para as escolas de música, filarmónicas, grupos folclóricos e outros agrupamentos musicais.
   
Festas do Espírito Santo: A contemporaneidade da herança açoriana
Mari Lyn e Vernon Salvador, 1976-77; Mary Lyn e Sergio Salvador, 2011

Sala Dacosta, 31 de maio a 28 de outubro
Esta mostra integra registos fotográficos realizados por Mari Lyn e Vernon Salvador, em 1976-1978, das Festas do Espírito Santo nos Açores e nas comunidades de emigrantes na Califórnia. Os mesmos são complementados por uma recolha posterior datada de 2001 do culto do Divino na Terceira, da autoria de Sérgio Salvador, que dá continuidade ao projeto familiar de criar, através da fotografia, uma espécie de lugar onde um mesmo povo, os que ficaram e os que emigraram,  se pode refletir e ligar no que foi inexoravelmente separado pelo espaço e pelo tempo.

   
Tátaros: o som íntimo das cordas
Sala de Destaques 19 de Maio a 28 de Outubro
Referido pelo especialista alemão Prof. Gerhard Doderer como um piano de mesa de elevado interesse histórico-organológico por ser o único conhecido a ser fabricado em Portugal, na primeira metade do século XIX, com madeiras de jacarandá, sanguinho, flandres e espinheiro. O piano agora em destaque foi restaurado pela oficina de Neupert, em Bamberg, Alemanha e foi utilizado num concerto por ocasião da reabertura ao público do MAH em 1997.
   
Da Terra ao Fogo Quatro Visões Estéticas
Auditório do MAH, 21 de junho até 30 de setembro
Mostra de cerâmica de 4 ceramistas terceirenses: Aurélia Rocha, Cecília Ribeiro, Renato Costa e Silva e Ricardo Simas, promovida em parceria com o Centro Regional e Apoio ao Artesanato.
   
Computadores e Memória
Loja Expert, Forum Terceira, 11 de Maio a 9 de Julho

Computadores, monitores, teclados, ratos, cartões perfurados, discos rígidos, discos e disquetes mais ou menos portáteis, placas aceleradoras de vídeo, sistemas operativos e programas ilustram alguns momentos da corrida crescente dos fabricantes de equipamentos informáticos, em prol da rapidez de processamento, facilidade de trato, menor dimensão e maior leveza.
   
Paulo Gouveia: A reinvenção do vernáculo
Sala do Capítulo, 20 de Abril a 3 de Junho de 2012
As sete obras apresentadas integram-se tanto na esfera dos equipamentos públicos como no domínio da moradia privada, e encontram-se edificadas tanto no espaço das ilhas como no do continente, constituindo, de acordo com os comissários da exposição, arquitetos João Vieira Caldas e Sérgio Fazenda Rodrigues, exemplos maiores de "uma obra que reinventa a arquitetura vernácula da Região, estabelecendo um método de projetar que [Paulo Gouveia] utiliza em todas as geografias".
   
URBANO: antologia breve
Sala Dacosta, 13 de Abril a 3 de Junho de 2012
As 40 obras de Urbano presentes nesta exposição dão conta da simplicidade iluminada e clarividente com que este pintor micaelense aborda temas naturais e testemunham a sua pesquisa pictórica sistemática, meticulosa e criativa, traduzida na adoção de técnicas e materiais vários.
   
Doações Recentes
Sala de Destaques, a partir de 26 de Fevereiro
Interessantes artefactos maçónicos, requintadas peças de vestuário de meados do século passado e ainda desenhos da autoria de Abraão Abohbot, recentemente doados por particulares ao MAH, integram esta exposição. Destaca-se, pela sua imponência e pela representatividade da personalidade terceirense a cuja história se liga, a cama de Teotónio de Ornelas, I Conde da Praia da Vitória.
   
D. José Vieira Alvernaz - Patriarca das Índias Orientais
Sala de Oportunidades, 5 de Novembro a 15 de Abril 2012
Esta mostra inclui vestes sacerdotais, fotografias, objectos pessoais e recordações de D. José Vieira Alvernaz, prelado natural do Pico, que foi uma das figuras mais marcantes da presença portuguesa na Índia, durante o século XX, desempenhando uma importante intervenção moderadora no processo de anexação dos territórios de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, em Dezembro de 1961.
   
Santos e Devotos
Sala do Capítulo, Igreja de N.ª Sr.ª da Guia
5 de Novembro a 8 de Abril 2012

A exposição Santos e Devotos, levada a cabo com o inestimável envolvimento da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e de várias Paróquias da Diocese de Angra do Heroísmo, procura trazer ao presente, conhecer e aprofundar uma das nossas maiores matrizes culturais, que são as manifestações religiosas cristãs, e sujeitá-las ao crivo das nossas preocupações e angústias mais actuais. Na mesma, expõem-se peças de imaginária e pintura de notável valor artístico, bem como outros objectos religiosos ligados à prática do sagrado, como sejam presépios, registos e ex-votos.
   
Formas do Contemporâneo
Sala Dacosta, 2 de Dezembro a 8 de Abril
Um conjunto de pinturas do acervo do MAH, de autores nacionais e estrangeiros, todas elas não figurativas e não intituladas, provocam no visitante sensações limpas das conotações que sobre elas impõem referências contextualizadoras.
   
Computadores e Memória
Sala de Destaques, 25 de Outubro de 2011 a 20 de Fevereiro de 2012
Cartões perfurados, discos rígidos, placas de memória, disquetes e também vários modelos de computadores, são algumas das peças que integram esta exposição e que documentam etapas importantes da história recente da tecnologia informática.
   
2007 © Museu de Angra do Heroísmo. Todos os direitos reservados. Última actualização a 2015-02-02