Caracterização Exposições Museu Aberto Informações
Informações
Artforum “Vídeo Killed The Painting Stars”, vídeos de José Maçãs de Carvalho
Conjunto de 11 vídeos que constituem uma abordagem iconoclasta a algumas imagens basilares da história das artes visuais (de Caravaggio, Velasquez, Manet, Helmut Newton a Andy Warhol ou Jeff Wall), criando uma nova obra, radicalmente diferente da original.

Sala Dacosta
23 de Outubro a 17 de Janeiro de 2010.
Vídeo Killed the Painting Stars
A 7 e 8 de Janeiro, o Museu de Angra contará com a presença de Maçãs de Carvalho, autor da instalação «Vídeo Killed the Painting Stars», que estará patente na sala Dacosta, até final do presente mês de Janeiro. Na quinta e na sexta-feira, decorrerão vários encontros com alunos das escolas dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, que, além de uma visita à referida exposição, terão oportunidade de trocar impressões com o autor sobre a sua maneira de trabalhar e perspectivar a arte.

Pretende-se com esta iniciativa diminuir o sentimento de distância e incompreensão que existe relativamente à arte contemporânea, promovendo o encontro com um artista que é simultaneamente professor de Arte e Cultura Contemporânea.

A instalação «Vídeo Killed the Painting Stars» é constituída por um conjunto de 10 vídeos que abordam algumas das imagens basilares da história da arte visual europeia. Trata-se de uma desmontagem de obras de grandes nomes da pintura, como Caravaggio, Velasquez, Manet, Andy Warhol ou Jeff Wal, que decorre de uma reacção irreverente à omnipresença nauseante de determinados ícones da civilização ocidental. Esta exposição foi já apreciada por cerca de 150 jovens que tiveram oportunidade abordar criativamente algumas das obras sujeitas à intervenção de Maçãs de Carvalho, aquando da frequência de um ateliê promovido pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, na sequência das visitas guiadas à mostra em causa. Os trabalhos elaborados no decorrer das várias sessões do ateliê «Painting Stars» encontram-se expostos nas instalações do Serviço Educativo do Museu de Angra e podem ser vistos no sítio do Museu de Angra do Heroísmo, mediante o acesso ao link:
http://museu-angra.azores.gov.pt/museu-educativo/2009/painting-stars.html
.

Encontro com Maçãs de Carvalho, autor da instalação «Video Killed the Painting Stars»
Sessões com alunos das Escolas Secundárias dos Concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Quinta-feira: tarde
Sexta-feira: manhã e tarde.
2007 © Museu de Angra do Heroísmo. Todos os direitos reservados. Última actualização a 16.06.2010