Exposições permanentes
A chuva não cai da Lua
Instalação de Andreia Inocêncio

Desde 1969 que se consegue levar o homem à Lua. Contudo, aqui, na Terra, não se tem levado um bem essencial como a água a todos os que dela necessitam.

Mulheres e meninas que vivem em zonas rurais do mundo em desenvolvimento são as que mais sofrem com esta condição. Em certas sociedades, são elas as responsáveis pela existência de água potável no lar, o que as obriga a caminhar mais de cinco horas por dia e a carregar vários litros de água.

Esta obrigação, que as torna potenciais vítimas de agressão, violência e discriminação, conduz também ao absentismo escolar das meninas e limita a participação das mulheres na vida social.

Apesar do avanço tecnológico que se tem verificado nas últimas décadas e de haver água suficiente para todos no mundo, há que considerar que mil e cem milhões de pessoas não contam com este recurso.

A chuva não cai da Lua é uma instalação que fala de desequilíbrios para denunciar uma situação de violência, uma realidade vergonhosa num mundo que se diz «globalizado».
Andreia Inocêncio

27 de Janeiro a 8 de Março
Local: Sala de Oportunidades
Newsletter