Caracterização Exposições Museu Aberto Informações
Eventos 2012

2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010
Especialmente Doce
Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, 24 de novembro, 14h30/17h00
Neste ateliê serão confecionadas receitas simples de bolos, a que as especiarias dão um sabor rico e sofisticado. Enquanto os bolos cozem, haverá tempo para visitar a exposição de longa duração Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico e lembrar o papel importante que a necessidade e o gosto pelas especiarias, assumiram nas expedições ultramarinas de quinhentos. Atividade desenvolvida em parceria com os Cursos de Culinária e Serviço de Mesa do Profij da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
   
Conferência O CARNAVAL É UM PALCO, A ILHA UMA FESTA
Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, 17 de novembro, 16h00
O artista propõe-se falar da sua vivência do Carnaval Terceirense, abordando os processos de recolha de imagens, criação e montagem da presente exposição, explicitando as leituras e intenções que lhe estão subjacentes.
   
Capella Dusiensis realizará dois concertos dedicados à música de séc. XX
Temporada de Música 2012 Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura
Igreja de Nossa Senhora da Guia, 12 de Outubro, 21h30
Jonathan Ayerst, direção

Este ensemble vocal, considerado como um dos melhores da actualidade na tradição da música a cappella, é dirigido pelo maestro britânico Jonathan Ayerst, pianista do Remix Ensemble e maestro assistente do Coro Casa da Música. Foi fundado em 2010 e tem sede na cidade do Porto. O seu repertório inclui música Ortodoxa Russa do séc. XIX, Canto Litúrgico Antigo da Europa Ocidental, polifonia do período Renascentista Português, música folk da Europa de Leste e música litúrgica do séc. XX.
   
Jornadas Europeias do Património: Esgrafitando o Futuro da Memória
Almoço temático: a contemporaneidade do século do ouro da marcenaria açoriana,
claustro do antigo Convento de São Francisco
28 de Setembro, 12h00 às 14h30

Refeição servida pelo restaurante Ambientes com Sabores, durante a qual serão efetuadas projeções de imagens de móveis esgrafitados produzidos nos Açores, nos séculos XVI e XVII. A iniciativa decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo IGESPAR, entre 28 e 30 de Setembro, e que são este ano subordinadas ao tema o Futuro da Memória.
Preço 9 €. Reserva prévia pelo telefone 295 240 800 ou através do e-mail museu.angra.info@azores.gov.pt.
   
Manta Louca
Ateliê de trabalho louco Auditório do MAH, 29 de Setembro,15h00 às 17h00.
Mostra de trabalhos realizados, partilha de conhecimentos, troca de retalhos. A frequência do ateliê é gratuita, mas dependente de agendamento prévio via telefone 295 240 809 ou através do mail (ana.ls.almeida@azores.gov.pt).

   
Lançamento da Campanha de Verão da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo
Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, 26 de Junho, 19h00
   
Festa dos Finalistas de 1972 - 40 anos
20 e 21 de julho
   
Lançamento do livro Tratados de Mário T. Cabral, uma edição Companhia das Ilhas
Coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia, 13 de julho, 18h
Apresentação de Sergio Toste.
Leitura de poemas por Dulce Brasil e pelo autor.
   
Sessão Inaugural do V Congresso Internacional sobre as Festas do Espírito Santo
   
Apresentação do registo audiovisual Momentos com Charrua:
uma conversa de Mari Lyn Salvador com José Brasil

Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, 20 de Junho, 21h00
Em Junho de 1989, numa das suas deslocações à ilha Terceira, a antropóloga Mari Lyn Salvador teve a oportunidade de entrevistar José de Sousa Brasil, popularmente conhecido por Charrua. Essa entrevista àquele que é considerado o maior poeta popular açoriano e o mestre das cantigas ao desafio é agora apresentada pela autora, em formato digital (DVD), no auditório do Museu de Angra do Heroísmo, no âmbito da dinamização da exposição Festas do Espírito Santo: a contemporaneidade da herança açoriana.
   
Noite dos Museu
19 de Maio 2012
24º Encontro de Coros da Ilha Terceira
Museu de Angra do Heroísmo: Igreja de Nossa Senhora da Guia
   
Dia dos Museus
Almoço no claustro do MAH
18 de Maio
   
Dinamização da exposição antologia breve
25 de Maio
À Conversa com Urbano: sessão aberta com o artista na Sala Dacosta destinada a alunos de História de Arte e Ensino Artístico (Dependente das marcações das escolas).
26 de Maio, 15h00/17h30
Encontros no MAH: Cadernos de Viagem de Urbano Resendes, visita comentada por Urbano à exposição, seguida de uma apresentação dos cadernos de viagens que estão na origem de alguns dos quadros expostos. Convidam-se os interessados a trazer e compartilhar também os seus cadernos e reviver, assim, as suas viagens.
   
Dia Mundial dos Monumentos e Sítios: 18 de abril
As pedras também falam

12h30/14h00; 15h00/16h30
Programa de visitas orientadas à exposição Do Mar e da Terra... uma história no Atlântico, estabelecendo um paralelo entre as funções atualmente desempenhadas por espaços construídos em Angra do Heroísmo e as anteriores funcionalidades assumidas pelos mesmos, de forma a questionar a pertinência e adequação do aproveitamento presente, perante o legado histórico e a carga simbólica de cada um. Frequência gratuita dependente da inscrição até às 12h00 de 17 de Abril pelo telefone 295 240 800 ou através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt

   
Temporada de Musica 2012. Concerto de Abertura
Programa :
Recital de Órgão
Angra do Heroísmo, Igreja do Convento de São Francisco, 23 de Março de 2012
   
Papos de Anjo
Serviço Educativo do MAH, 1 de Abril, 15h00
Ateliê de doçaria conventual para crianças orientado pelo Chefe Raul Sousa, formador da Escola Profissional da Praia da Vitória.
   
Cair em Tentação: doçaria conventual
Auditório do MAH, 31 de Março, 15h00
Confecção de iguarias conventuais pelo chefe Raul Sousa, formador da Escola Profissional da Praia da Vitória, que poderão depois ser degustadas pelos presentes que se deixarem tentar.
   
Concerto Inaugural do órgão da igreja de N.ª Senhora da Guia
Igreja de N. Senhora da Guia, 24 de Março, às 21h30
Inserido na abertura da Açores Temporada de Música 2012, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura.
   
IV Encontro no MAH: Os Santos também se vestem
Auditório do Museu de Angra, Sábado, 10 de Março, pelas 15h00.
Comunicação do Dr. Paulo Brasil apresentará uma comunicação sobre santos de roca, curiosas imagens, com estrutura de madeira, ocas e muito leves, articuladas de forma a optimizar a sua postura dramática e a facilitar o processo de as vestir, para que integrassem representações do Presépio, no Natal, ou da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa.
A iniciativa decorre no âmbito da dinamização da exposição Santos e Devotos.
   
III Encontro no MAH a respeito da exposição Santos e Devotos:
Remédio Santo
auditório do MAH, 25 Fevereiro, 14h30/17h30
Chás, xaropes, mezinhas e unguentos com nome de santos ou associados ao seu culto são pretexto para uma conversa informal sobre a farmacopeia tradicional e para uma troca de receitas usualmente adoptadas para curar indisposições e maleitas.
   
Tertúlia Violência no Namoro - Aprender a Intervir
Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, 15 de Fevereiro de 2012, 16h00 às 18h00
Moderadora: investigadora Susana Lucas (Universidade de Coimbra), autora do estudo "Violência no Namoro na Adolescência".
Encontro Promovido pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, através de protocolo de colaboração com a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social
   
II Encontro no MAH: Património Religioso, a Conservação e o Restauro
O Museu de Angra do Heroísmo leva a cabo, no próximo Sábado, dia 28 de Janeiro, um encontro subordinado ao tema Património Religioso, a Conservação e o Restauro, que terá lugar no auditório desta instituição, das 15 às 17h30, no âmbito da dinamização da exposição Santos e Devotos.
   
2007 © Museu de Angra do Heroísmo. Todos os direitos reservados. Última actualização a 2013-01-07